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quarta-feira, 19 de junho de 2013

O Caso Coca-Cola®


A Coca-Cola é uma empresa que possui dois terços das vendas e quase 80% de seus lucros provenientes de mercados internacionais. (GATES, 1999). Por este motivo, é dada uma importante atenção a uma tecnologia para criar um fluxo de informações que dá apoio ao planejamento dos negócios e ao gerenciamento mundial da marca. A Coca-Cola, foi uma das primeiras empresas a estabelecer comunicação mundial, com seu próprio sistema de e-mail, na década de 80. Em 1997, o diretor executivo Bill Herald dirigiu o primeiro estudo estratégico de tecnologia da informação para assegurar-se de que sua tecnologia estava alinhada com a estratégia dos negócios. No decorrer do estudo, a empresa percebeu que, apesar de seus antigos investimentos, tratava com muita freqüência a tecnologia da informação como uma despesa a ser controlada em vez de uma alavanca de melhores negócios. Em conseqüência desta conclusão o pensamento da Coca-Cola passou do "quanto podemos economizar" para "quanto podemos crescer compartilhando as melhores práticas mundiais a fim de não reinventar a roda".
O sistema mundial de fluxo de informações consolidou os processos de pesquisas, planejamento de marca e marketing global. O marketing superou as finanças no uso da tecnologia da informação. Onde a análise de custo era anteriormente o principal motivo para a coleta de informações, agora essa posição é ocupada pela análise de mercado e consumo.
 

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