A Coca-Cola é uma empresa que possui dois terços das vendas e quase 80% de
seus lucros provenientes de mercados internacionais. (GATES, 1999). Por este
motivo, é dada uma importante atenção a uma tecnologia para criar um fluxo de
informações que dá apoio ao planejamento dos negócios e ao gerenciamento
mundial da marca. A Coca-Cola, foi uma das primeiras empresas a estabelecer
comunicação mundial, com seu próprio sistema de e-mail, na década de 80. Em
1997, o diretor executivo Bill Herald dirigiu o primeiro estudo estratégico de
tecnologia da informação para assegurar-se de que sua tecnologia estava
alinhada com a estratégia dos negócios. No decorrer do estudo, a empresa
percebeu que, apesar de seus antigos investimentos, tratava com muita
freqüência a tecnologia da informação como uma despesa a ser controlada em vez
de uma alavanca de melhores negócios. Em conseqüência desta conclusão o
pensamento da Coca-Cola passou do "quanto podemos economizar" para
"quanto podemos crescer compartilhando as melhores práticas mundiais a fim
de não reinventar a roda".
O sistema mundial de fluxo de informações consolidou os processos de
pesquisas, planejamento de marca e marketing global. O marketing superou as
finanças no uso da tecnologia da informação. Onde a análise de custo era anteriormente
o principal motivo para a coleta de informações, agora essa posição é ocupada
pela análise de mercado e consumo.
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